Tempo de leitura: 5 minutos
Reduzir seus custos não exige medidas radicais se sua empresa seguir certas diretrizes
O constante aumento de faturamento e lucro são bons índices de que sua organização está colhendo bons resultados e, consequentemente, crescendo.
Para isso, é de extrema importância reduzir seus custos para que o capital da empresa continue a crescer.
Mas, atenção: nem sempre cortar o mal pela raiz significa que medidas radicais têm de ser tomadas. Em muitas ocasiões é possível explorar outras soluções que fogem do corte de pessoal ou mudança de endereço do escritório para diminuir os gastos.
Pequenas mudanças já podem dar o respiro necessário nas contas de seu negócio.
1) Analise os custos
Para frear a ansiedade de reduzir seus custos e, assim, fazer cortes perigosos, sua empresa deve classificar quais recursos geram gastos.
Há materiais e recursos consumidos mensalmente que não são passíveis de corte, como energia elétrica, telefone, água e pagamento de colaboradores.
Mas, então, o que cortar? Comece por aquilo que produz custos e não contribui em grande escala para a produtividade da empresa, bem como para um ambiente mais agradável e bem-estar dos funcionários.
Para te auxiliar nesta responsabilidade, utilize o ZeroPaper.
Este aplicativo de controle financeiro para autônomos e até pequenas empresas permite verificar as economias de seu negócio, além de fazer verificações orçamentárias que mostram qual caminho seguir para ter mais lucros.
É possível ainda adicionar comprovantes de pagamento com geolocalização e associação a fornecedores, tendo um controle pleno das finanças.
2) Tenha uma melhor gestão por departamento
Segundo a Harvard Business Review, grande parte dos departamentos administrativos, particularmente aqueles com mais de 20 colaboradores, usam cerca de 20% do orçamento destinado ao setor para supervisionar as próprias atividades (afinal, tempo é dinheiro).
Isso ocorre porque muitas tarefas são coordenadas e revistas diversas vezes – o que acontece, por exemplo, quando em um banco o orçamento deveria ser destinado para a produtividade dos gestores e caixas, mas, além disso, por vezes é direcionado para reuniões excessivas entre ambos por questões que poderiam ser resolvidas de forma independente.
Diante disso, saiba que é possível aumentar a produtividade dos funcionários e saber quanto tempo está sendo gasto em cada tarefa – o que, consequentemente, fará com que supervisores tenham o controle de quais atividades estão sendo feitas por cada colaborador e o tempo necessário para a execução de cada uma delas.
Hoje o mercado dispõe de aplicativos que auxiliam na monitoração de tempo e ações profissionais.
Em esquema de cronômetro, o Toogle Time Tracker calcula quanto tempo a pessoa leva para executar as tarefas especificadas e permite ter em mãos gráficos que demonstram este desempenho, possibilitando uma análise aprofundando sobre o que está sendo produzido (reduzindo tempo e dinheiro gastos em supervisões desnecessárias), o que está gastando mais energia e o que pode ser melhorado.
3) Seja sustentável
A sustentabilidade está em alta. Mas não pense em implantar a responsabilidade ambiental na sua empresa apenas para expandir a imagem frente à responsabilidade social. Implante métodos que realmente condizem com os valores do seu negócio.
Uma boa dica é reutilizar papeis.
Desta forma, os papeis impressos que não terão mais usos podem ser cortados em pedaços e seus versos utilizados como rascunho.
Isso gera uma maior economia não somente à sua organização no que diz respeito às finanças, mas também menores danos ao meio ambiente.
Se sua empresa quer cortar de vez o uno de blocos de anotações, implante sistemas virtuais que substituam o papel. Intuitivo, o Evernote funciona como lembretes em estilo post-it para organizar arquivos e anotações.
Nele é possível registrar ideias, guardar imagens e deixar tudo separado como páginas de um fichário – o que facilita a organização na hora de procurar por algum conteúdo.
É possível ainda compartilhar estas notas com seus colegas e realizar um trabalho conjunto, economizando uso de papel por toda a equipe.
4) Recrutamento efetivo
Muitas empresas já passaram pela experiência de selecionar um profissional, contratá-lo e depois verificar que ele(a) não atendeu à vaga como o esperado ou não tem perspectivas de permanecer na organização.
Infelizmente esta situação resulta em demissão, rescisão de contrato, nova seleção de pessoal, novo treinamento.
É como um ciclo que não traz nenhuma economia em tempo e dinheiro – pelo contrário.
Reduzir seus custos com rotatividade de pessoal é de grande importância. Para isso, ter um processo seletivo bastante eficiente é a chave para captar pessoas que se identifiquem com os valores da empresa e tem muito a contribuir com a equipe.
Diversas consultorias de RH atualmente contam com plataformas que avaliam competências dos candidatos e as cruzam com informações da empresa, bem como perfis dos colaboradores que ali já atuam.
Contar com este tipo de recurso pode significar um custo inicial, mas em médio e longo prazo resultados positivos serão colhidos – pois a rotatividade de pessoal será diminuída.
5) Reduzir seus custos com viagens corporativas
Despesas de viagens corporativas tende a ser um dos grandes problemas em empresas por gerarem altos custos, afinal, exigem aquisição de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, locomoção no destino e outros aspectos.
Como um braço direito para gestão de viagens a negócios, o Trip Case é uma plataforma que mostra para sua empresa a situação do viajante.
Disponível em nove línguas, permite que documentos e mensagens sejam enviados aos colaboradores em viagem, compartilhando informações precisas e instantâneas.
Pode-se ainda verificar o itinerário e ter dados sobre o voo do viajante quando ele aciona a opção “share your trip”.
Aplicativos como Trip Case, além de atuarem como um meio de comunicação ágil entre sua empresa e os viajantes, permite maior autonomia a eles, significando geração de savings e redução de custos.
Agora que você tem conhecimento destas 5 dicas, é preciso aplica-las na cultura de sua empresa de forma eficaz para reduzir seus custos, e, portanto, aumentar a margem de lucro do seu negócio!